Garden Leave

Devido a uma grande reestruturação da empresa onde eu estava a trabalhar, fui dispensado das minhas funções, ou como se diz por aqui "I was made redundant".

Como já previa que algo deste género pudesse acontecer, estava psicologicamente (e financeiramente) preparado para o impacto, por isso já há várias semanas que dizia que esta até poderia ser uma experiência interessante por nunca ter estado numa empresa que fosse despedir várias pessoas de uma vez... Percebi que seria uma situação que me iria dar bastante "food for thoughts" através de experiências que iria viver na primeira pessoa ou que assistiria nas outras pessoas em meu redor.

Londres, mais uma vez, mostrou a sua dinâmica em começar e terminar ciclos: a comunicação da minha saída foi numa Segunda-feira de tarde e disseram-me que tinha até ao final da semana para passar os meus projectos para as mãos de outras pessoas... Esta saída foi ainda foi mais abrupta para alguns designers que foram dispensados no próprio dia!

E eis que aprendo um novo termo: garden leave... Tal como é explicado na Wikipedia, a "licença jardim" aplica-se quando um empregado que vai deixar o seu trabalho é instruído a ficar em casa durante o período de notificação, enquanto o seu vencimento continua a ser assegurado pelo empregador.

Apesar disto parecer violento, apercebi-me que é bastante benéfico tanto para o empregador como para o empregado:
- Para o empregador, o ideal é livrar-se o mais rapidamente possível de um trabalhador que perdeu o moral para continuar a desempenhar as suas funções, que pode prejudicar o moral dos restantes trabalhadores e que no limite até pode ter acções retaliadoras que prejudiquem a empresa;
- Para o empregado, permite-lhe ter tempo e dinheiro para começar a ir a entrevistas noutras empresas, e desta forma recuperar mais rapidamente a sua situação profissional.

É o que estou a fazer como ex-empregado: a aproveitar este tempo e dinheiro para ir a entrevistas... E face ao forte assédio dos recrutadores que me têm contactado, posso sentir-me confiante de que não voltarei a passar pelo que aconteceu há uns anos e que até poderá ser uma oportunidade para voos mais altos...

Comentários

danitagen disse…
Amigo, eu achava que ja' tinha passado por muitos empregos na vida, mas vc esta' superando todos os records.

Tenho certeza que tua obstinação e competência não te deixarão na mão... aposto que estara' empregado em uma semana.

Enjoy your Garden Leave! X
Rui disse…
Continua a actualizar o blog. É um prazer seguir esta tua aventura.

Um abraço
Espregueira disse…
Tenho a certeza que te vais superar... Aquele abraço
Espregueira
Espregueira disse…
Tenho a certeza que te vais superar... Aquele abraco
Helder Ferreira disse…
Força nisso Torps! Abraço, Helder

Mensagens populares deste blogue

Canais de Água

O Luso-Britânico e o Brexit